Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Identificação de superdotados cresce 5 vezes nas escolas estaduais

    há 15 anos

    A Secretaria da Educação acaba de finalizar levantamento sobre o projeto "Caça Talentos", que em 2007 iniciou o treinamento de professor para identificação e direcionamento de estudos de alunos superdotados. O animador resultado aponta para 397 estudantes, cinco vezes mais que os 79 identificados em 2007.

    Há cerca de um ano e meio a Secretaria encerrou a capacitação de 270 professores. Por cerca de um ano os profissionais foram treinados. A iniciativa pretendia exatamente identificar alunos superdotados, focando o aprendizado em temas que fossem necessários ao cotidiano dos alunos. Até então os alunos superdotados da rede estadual de educação eram identificados pelo "feeling" dos professores.

    "O resultado é enorme. Estamos felizes com a identificação de cinco vezes mais alunos. Superdotado não é aquele estudante que tem facilidade de memorizar fórmulas e decorar datas, como a maioria pensa. O perfil desse aluno envolve muito mais a combinação de sensibilidade, criatividade e capacidade de criar e propor soluções novas para problemas na sala de aula" , afirma Maria Elisabete da Costa, diretora do Centro de Apoio Pedagógico Especializado (Cape), órgão da Secretaria responsável pela capacitação dos professores.

    A capacitação dos educadores resultou no livro "Um olhar para as altas habilidades: construção de caminhos", um manual para que as escolas possam identificar ainda mais estudantes superdotados. O manual está sendo entregue a todas as escolas estaduais.

    "É importante que todo o potencial do superdotado seja explorado. Ainda é preciso identificá-lo corretamente, integrá-lo aos colegas e à escola", diz Maria Elisabete.

    Algumas características de estudantes superdotados

    Alto grau de curiosidade

    Boa memória

    Atenção concentrada

    Persistência

    Independência e autonomia

    Facilidade de aprendizagem

    Criatividade

    Iniciativa

    Liderança

    Secretaria da Educação

    • Publicações1541
    • Seguidores114
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações31
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/identificacao-de-superdotados-cresce-5-vezes-nas-escolas-estaduais/535940

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)