Carregando...
JusBrasil - Notícias
02 de setembro de 2014

Estudante pode revalidar cartão Bom Escolar pela internet

Publicado por Governo do Estado de São Paulo (extraído pelo JusBrasil) - 5 anos atrás

LEIAM 0 NÃO LEIAM

Para que o benefício do Cartão Bom Escolar (Bilhete Ônibus Metropolitano) seja garantido logo no início do ano letivo, os alunos interessados em revalidar ou solicitar o cartão devem agilizar o pedido pelo site da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos - EMTU/SP, no endereço www.emtu.sp.gov.br . O cartão BOM Escolar garante aos estudantes e professores o desconto de 50% no pagamento da tarifa nas linhas intermunicipais da RMSP.

Revalidação

Para a revalidação, o estudante deve acessar a ficha de solicitação no link "serviços especiais/passe escolar", imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento da taxa de R$7,50 em qualquer agência do Banco Nossa Caixa. Esse processo é novo e foi criado para agilizar a revalidação, que agora é efetuada em 10 dias. Antes esse prazo era de 30 dias.

Novo cartão

Para requisição de novo cartão, o aluno deve acessar o mesmo site, preencher e imprimir o formulário de requisição, onde devem ser informadas as linhas metropolitanas utilizadas. Este documento, mais uma foto 3X4, cópia do RG, comprovante de residência e do pagamento da taxa de R$7,50, que pode ser feito em qualquer agência do Banco Nossa Caixa por meio do boleto impresso do site, devem ser entregues na secretaria da instituição escolar. No caso de escola técnica, é necessário anexar também uma declaração do curso que freqüenta. No prazo de 30 dias o novo cartão poderá ser retirado na secretaria da universidade, faculdade ou escola e ser carregado a partir de fevereiro de 2009, início do ano letivo.

As vantagens

O sistema informatizado torna o procedimento mais ágil para os cerca de 50 mil alunos com direito ao desconto de 50% no pagamento da tarifa nas linhas intermunicipais metropolitanas.

Os alunos que fizerem o pedido o quanto antes não correm o risco de iniciar o ano letivo sem o benefício.

Os dados, inclusive o andamento das solicitações, estarão disponíveis no portal da EMTU para acompanhamento pelos estudantes e instituições de ensino em tempo real.

Em caso de dúvidas sobre a revalidação ou emissão do Cartão BOM Escolar, os interessados podem consultar o Manual de Orientação às Instituições de Ensino e aos estudantes/professores no endereço www.emtu.sp.gov.br , enviar mensagem do mesmo site para a Ouvidoria da EMTU/SP ou, ainda, ligar para este serviço, cujo número é 0800 724 05 55. A Ouvidoria da EMTU/SP funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Os beneficiados devem atender os seguintes requisitos:- Educação Infantil (somente professores);

- Ensino Fundamental - (Regular e Supletivo);

- Ensino Médio - (Regular e Supletivo);

- Cursos Profissionalizantes de nível técnico, nos termos do Decreto Federal nº 5.154 de julho de 2004, equivalentes ao ensino médio, autorizados pelos órgãos competentes;

- Cursos regulares de Educação Profissional, ministrados por escolas oficiais, oficializadas ou reconhecidas, com duração mínima de 2 (dois) anos;

- Curso de Ensino Superior, ministrado pelas Universidades e Faculdades Públicas ou Privadas, (autorizadas pelo Ministério da Educação); e Curso de Pós-Graduação autorizados pelo Ministério da Educação, limitado o benefício à quantidade de dias em que, mediante comprovante, o beneficiário deva se dirigir à Instituição de Ensino; e

- Instituições localizadas nas Regiões Metropolitanas de São Paulo.

Da EMTU

Amplie seu estudo

0 Comentário

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "gritar" ;)

ou

×
Disponível em: http://governo-sp.jusbrasil.com.br/noticias/369165/estudante-pode-revalidar-cartao-bom-escolar-pela-internet