Carregando...
JusBrasil - Notícias
31 de outubro de 2014

Programa Pedalando e Aprendendo entrega 500 bicicletas

Publicado por Governo do Estado de São Paulo (extraído pelo JusBrasil) - 5 anos atrás

LEIAM 0 NÃO LEIAM

A presidente do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (FUSSESP), Monica Serra, realiza, no Palácio dos Bandeirantes, nesta terça-feira, 4, às 18 horas, uma cerimônia de entrega simbólica das 500 bicicletas doadas pela Honda Ltda. ao Programa Pedalando e Aprendendo do FUSSESP.

Na ocasião, estarão presentes o presidente da Caloi, Eduardo Musa e o diretor de assuntos institucionais da Honda Ltda., Paulo Takeuchi. Para o evento, foram convidados os empresários e parceiros dos programas do Fundo de Solidariedade, além dos conselheiros do FUSSESP, Maria Helena Guimarães, Silvia Della Mana, Regina de Moraes, Andréa Calab, Roberto Dualib e Eduardo Jorge, além do mascote do Pedalando e Aprendendo, o triatleta Paué.

A cerimônia iniciará com a exibição do vídeo Institucional e publicitário do Pedalando e Aprendendo, seguida da entrega simbólica das bicicletas. Após a solenidade, a primeira-dama do Estado, Monica Serra e os empresários participarão de coletiva de imprensa. O evento encerrará com um coquetel no Salão dos Pratos.

Pedalando e Aprendendo

O projeto “Pedalando e Aprendendo” desenvolvido pelo FUSSESP, tem como objetivo diminuir a evasão escolar através da doação de bicicletas para alunos do ensino fundamental da rede pública e promover oportunidades de geração de renda para alunos do ensino médio.

O curso desenvolvido pelo SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, capacitará os estudantes na montagem, manutenção e reparo de bicicletas e terá a duração de 100 horas. Após a conclusão do curso, todos os jovens receberão certificado do SENAI.

A doação de bicicletas facilitará o acesso à escola dos alunos que vivem em comunidades com déficit de transporte público. “Nossa meta é levar este projeto para as áreas rurais, onde a evasão escolar é muito grande, doaremos as bicicletas para que as crianças tenham um meio de transporte para chegar às escolas, que geralmente ficam distantes dos locais onde moram”, afirmou Monica Serra.

A condição para que os jovens participem da capacitação e as crianças recebam a bicicleta é que estejam matriculadas em escolas públicas com freqüência comprovada. Durante o curso os jovens também terão noções de cidadania, ética e empreendedorismo”.

O Programa segue os critérios adotados pela Secretaria da Estadual da Educação para a seleção dos alunos. “O primeiro critério foi faixa etária de 14 a 17 anos, o segundo renda familiar de até dois salários mínimos e, por último, alunos com freqüência alta nas escolas”.

Além de aprender a montar bicicletas, os jovens recebem noções de cidadania e Empreendedorismo, com o padrão de capacitação do Senai. “Os meninos saem do curso com condições de montar uma micro-empresa ou mesmo uma cooperativa entre eles”.

O Pedalando e Aprendendo já foi desenvolvido em Santos, São Vicente, Caçapava e Rio Claro será estendido a todas as cidades com capacidade de construção de ciclovias como forma, também de reduzir a poluição e amenizar os problemas de trânsito.

De acordo com a presidente do FUSSESP, a Secretaria de Esportes e Turismo está construído ciclovias em todas os municípios onde esse tipo de transporte seja possível. Pensando nisso, estamos preparando jovens que possam atender a essa demanda que ao que tudo indica será crescente. “Essa é somente uma parte de um conjunto muito maior de políticas de desenvolvimento dos municípios. Isso em todos os sentidos, inclusive da sustentabilidade e qualidade de vida desses lugares”, diz Mônica Serra.

Área de Atuação: Educação e Geração de Trabalho e Renda

O projeto consiste em arrecadar bicicletas novas para duas finalidades:

Doar bicicletas para escolas públicas de municípios paulistas com situação sócio-econômica menos favorável e com população de até 5.000 habitantes, de modo a facilitar o acesso de alunos à escola.

Capacitar jovens a partir de 16 anos e matriculados em escolas públicas para atividades de manutenção de bicicletas em curso oferecido pelo SENAI em parceria com o FUSSESP.

Objetivos:

Facilitar o acesso à escola aos alunos que vivem em comunidades com déficit de transporte público.

Criar oportunidades para o exercício sustentado de atividades geradoras de renda.

A condição para que os jovens participem da capacitação e as crianças recebam a bicicleta é que estejam matriculados em escolas públicas com freqüência comprovada. Fazem parte dessa rede solidária o SENAI, os fabricantes de bicicletas, as montadoras e revendedoras, a Secretaria da Educação e as escolas públicas do Estado de São Paulo.

Cerimônia de Doação de Bicicletas da Honda para o Projeto Pedalando e Aprendendo

Local: Palácio dos Bandeirantes – Salão dos Pratos

Horário: 18h

Dia: 04/11- terça-feira

Do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Governo de SP

0 Comentário

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "gritar" ;)

ou

×

Fale agora com um Advogado

Oi. O JusBrasil pode te conectar com Advogados em qualquer cidade caso precise de alguma orientação ou correspondência jurídica.

Disponível em: http://governo-sp.jusbrasil.com.br/noticias/161011/programa-pedalando-e-aprendendo-entrega-500-bicicletas